Grupo de Apoio “SAUDE CONSCIENTE”

17/08/2017 11:02

O projeto da UFSC “Viver Saudável” está promovendo um grupo de apoio multidisciplinar chamado “Saúde Consciente” destinado a pessoas (adultas) que querem adquirir mais saúde e qualidade de vida e prevenir ou receber auxílio no controle de alguma doença crônica não transmissível (DCNT). O projeto consiste em encontros semanais com um programa dinâmico e divertido, uma micro-palestra (de 20 à 30min) de assuntos variados, dinâmica de grupo, acompanhamento e re-coleta dos principais parâmetros antropométricos e do estilo de vida do participante pelos profissionais e acadêmicos da UFSC. Os temas são bem diversificados e interessantes. Vão desde “a importância de re-aprender a respiração diafragmática e relaxante”, “uso abundante de água”, “manutenção de um bom nível de vitamina D”, etc… como um planejamento alimentar e de atividade físicas (entre muitos outros temas).

O grupo foi projetado para atender pré-hipertensos, hipertensos, pre-diabéticos, diabéticos, pessoas com sobre peso e obesidade; insuficientes renais, pessoas sofrendo de ansiedade, stress e depressão, etc… Obs.: O projeto aceita pessoas já diagnosticadas, desde que estejam em tratamento e acompanhamento médico. O grupo não faz diagnóstico nem tratamento. A proposta é de prevenção das DCNT e auxilio na obtenção de melhor qualidade de vida.

Data: Todas as 4as-feiras do semestre letivo

Início de Novo Grupo: a partir de 23/08/2017

Horário: 18:45h  às 20:30h

Local: Sala CCS 926  (prédio de aulas do Centro de Ciências da Saúde (CCS) na UFSC. Próximo ao HU, ao lado do Banco do Brasil agência Universitária e em frente à Biblioteca da UFSC).

Inscrições: viversaudavel@contato.ufsc.br

Público alvo: comunidade em geral (da UFSC e fora da UFSC).

Venha participar!!! É totalmente GRATUITO!!!

Descrição: As DCNT são as principais causas de invalidez e morte precoce sendo responsáveis por 74% dos óbitos no Brasil. Suas principais causas modificáveis estão relacionadas ao estilo de vida moderno, como sobrepeso, sedentarismo, má alimentação, stress, ansiedade e muitos outros. Dentre elas destacam-se as doenças cardiovasculares, diabetes, doenças respiratórias crônicas, câncer, obesidade, dislipidemias, insuficiência renal crônica, ansiedade e depressão. No Brasil, o número de pessoas com sobrepeso, vida sedentária e estressante tem aumentado nas últimas décadas favorecendo, de forma decisiva, o desenvolvimento de várias DCNT, principalmente doenças cardiovasculares e diabetes tipo II. A boa notícia é que as principais doenças descritas de maior morbidade e mortalidade podem ser evitadas ou atenuadas com mudanças simples nos hábitos de vida.

O objetivo principal do grupo é levar informação e conhecimento sobre as principais DCNT de riscos modificáveis: o que são, como são adquiridas e principalmente como são evitadas. Conscientizar e estimular o participante a fazer mudanças simples no estilo de vida desenvolvendo hábitos saudáveis para evitar o desenvolvimento futuro das DCNT ou ser auxiliar no controle das já adquiridas.

Importante: A prevenção é muito mais importante e econômica do que a tentativa de reversão de uma DCNT já instalada. E mesmo pessoas já acometidas apresentam melhora de seus sintomas quando, além do acompanhamento e tratamento médico, são estimuladas a fazerem mudanças em seu estilo de vida.