Alerta Saúde: Combate ao mosquito Aedes aegypti

03/03/2024 21:19

                    O mosquito Aedes aegypti é o vetor principal na transmissão do vírus da Dengue, Febre Chikungunya e o vírus Zika. Essas doenças são transmitidas aos seres humanos através da picada da fêmea do mosquito Aedes, que adquire o vírus ao picar pessoas infectadas e é capaz de transmitir enquanto viver.
Os sintomas das três doenças são parecidos e, ao percebê-los, você deve procurar assistência médica o mais breve possível: febre, dor muscular, dor articular, manchas na pele e conjuntivite (mais frequente em casos de infecção pelo vírus Zika).
A infecção pelo vírus dengue (DENV) pode ser assintomática ou sintomática. Isso quer dizer que você pode ter sintomas ou não. Quando sintomática, causa uma doença sistêmica e dinâmica variando desde formas com apenas um sintoma a formas com vários sintomas clínicos e quadros graves. Não existe transmissão da doença através do contato entre indivíduos doentes e pessoas saudáveis.

                   Atenção aos Sinais de Alerta e procure imediatamente o médico:

                    Evite a automedicação e procure o serviço de saúde mais próximo para avaliação ao sinal de primeiros sintomas.

                  Eliminar os possíveis criadouros do Aedes aegyp é a melhor maneira de prevenir a Dengue, Chikungunya e Zika. Faça sua parte no ambiente de trabalho e em sua residência.
O Ministério da Saúde (2023) orienta algumas ações para evitar criação e proliferação dos mosquitos, a fim de minimizar a transmissão dessas doenças:

                 É recomendado intensificar a limpeza dos ambientes, usar telas de proteção, repelentes e roupas cobrindo braços e pernas, sempre que possível. A medida de proteção individual por meio de repelentes de uso tópico, ou seja, que são aplicados na pele, reforça o cuidado contra as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Aplique o produto conforme as instruções da embalagem e busque por repelentes adequados.

                  Vacina contra a Dengue: Podem se vacinar na rede particular pessoas entre 4 e 60 anos. Na rede pública, por enquanto, apenas quem tem de 10 a 14 anos e que reside em cidades com mais de 100 mil habitantes, com uma alta transmissão da dengue. O Ministério da Saúde e a rede de Saúde do Estado e Municípios estarão atualizando e informando à população acerca da vacinação.

VEJA O OFÍCIO CIRCULAR N.º 003/2024/DAS/PRODEGESP, de 21 de fevereiro de 2024, NA ÍNTEGRA: clique aqui.

Autora Texto: KARLA GRIPP COUTO DE MELLO.

Autora Arte/Divulgação e Revisão: NICOLLE DONEDA RUZZA

Colaboração e Revisão: DANIELA DANIEL LAUREANO.