Dezembro Vermelho: Luta contra o vírus HIV, Aids e outras ISTs

15/12/2023 13:01

O Departamento de Atenção à Saúde (DAS/PRODEGESP) e sua Comissão Permanente de Promoção à Saúde promovem uma campanha de conscientização sobre a luta contra a Aids, HIV e outras ISTs.

Dezembro Vermelho é uma campanha nacional, instituída pela Lei no 13.504/2017, que promove a prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas que vivem com HIV, Aids e outras infeções sexualmente transmissíveis (ISTs).

A Aids é uma doença causada pelo vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), que ataca o sistema imunológico, o qual é responsável por defender o organismo de doenças. O HIV pode ser transmitido através de relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho(a) durante a gravidez e a amamentação – quando não tomadas as devidas medidas de prevenção.

De acordo com o Ministério da Saúde, mais de um milhão de pessoas vivem com HIV hoje no Brasil, e o amplo acesso às medicações é muito importante para garantir a qualidade de vida dessas pessoas. O SUS distribui gratuitamente todos os medicamentos ARV (antirretrovirais).

Há diferentes abordagens de prevenção, como a Profilaxia Pós-Exposição (PEP) – uso de medicamentos antirretrovirais (ARV) por pessoas após terem tido um possível contato com o vírus HIV, a Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP) – uso preventivo de medicamentos antes da exposição ao vírus para reduzir a probabilidade de infecção e o uso de preservativos em todas as relações sexuais.

O uso do preservativo (masculino ou feminino) em todas as relações sexuais é o método mais eficaz para evitar a transmissão das IST, do HIV/Aids e das hepatites virais B e C.

Evidências recentes demonstram que pessoas vivendo com HIV em terapia antirretroviral (TARV) e com carga viral indetectável há pelo menos seis meses, possuem menos chances de transmitir o HIV. Portanto, o tratamento regular também é uma forma de prevenir a transmissão do vírus.

Em junho de 2023, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebeu a Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Florianópolis para ação de testagem de ISTs no Campus Trindade (https://www.pmf.sc.gov.br/entidades/saude/index.php?pagina=notpagina&noti=25922), uma ação do Projeto Social Bora Testar da graduação de Administração da UFSC com a Prefeitura, que contou com o apoio do Departamento de Atenção à Saúde

 

CURIOSIDADES:

1º DE DEZEMBRO

  • Em 1987 a OMS com apoio da ONU decreta esse dia como dia mundial de luta contra a doença;
  • Em 1991 o laço vermelho passa a ser o símbolo da luta contra a doença, sendo usado pela primeira vez pelo ator norte americano Jeremy Irons.

Lembre-se também: Dezembro Vermelho é uma oportunidade para demonstrarmos solidariedade.

 

Autoras do Texto: Karla Gripp Couto de Mello e Nicolle Doneda Ruzza

15 de dezembro de 2023.

 

Fontes:

https://portal.fiocruz.br/noticia/dezembro-vermelho-o-que-voce-precisa-saber

https://www.gov.br/ans/pt-br/assuntos/noticias/sobre-ans/dezembro-vermelho-mes-de-luta-contra-a-aids-hiv-e-outras-ists#:~:text=O%20Dezembro%20Vermelho%20marca%20uma,pessoas%20infectadas%20com%20o%20HIV.