04.10 – Dia do Médico do Trabalho/Medicina do Trabalho

04/10/2019 08:56

No dia 4 de outubro, comemora-se no Brasil o Dia do Médico do Trabalho, especialidade médica que luta pelo direito de o trabalhador exercer suas atividades em um ambiente de trabalho seguro e saudável, digno e decente.

A Medicina do Trabalho é uma das especialidades médicas mais importantes da sociedade e age, principalmente, de forma preventiva e assistencial às possíveis vítimas de acidentes. O profissional trabalha em duas vias: a área clínica e a saúde coletiva. A função do médico do trabalho é promover a saúde física e mental, o bem-estar e a produtividade dos colaboradores de uma empresa.

O Departamento de Atenção à Saúde (DAS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) parabeniza todos os profissionais dessa área. A universidade conta com a Divisão de Saúde e Segurança do Trabalho (DSST) que tem como objetivo a promoção da saúde e segurança do trabalho, buscando atingir nível de excelência na atuação junto à comunidade universitária.