31/03 – Dia da Saúde e da Nutrição

15/03/2022 13:24

O Dia da Saúde e da Nutrição é celebrado no Brasil anualmente em 31 de março. Essa data faz parte do calendário oficial do Ministério da Saúde e tem como finalidade conscientizar a população em geral sobre a importância da saúde e de uma alimentação saudável.

Esse dia foi escolhido para que as pessoas parem um pouco para pensar na sua própria saúde e nos seus hábitos alimentares. Além de servir para que as organizações, públicas ou privadas, reflitam sobre como podem contribuir para um desenvolvimento sustentável nessa área.

Uma boa alimentação é mais do que satisfazer a fome. Ter uma alimentação adequada e saudável deve incluir o consumo de nutrientes necessários para o bom funcionamento do corpo humano, levando a um aumento na qualidade de vida do indivíduo.

A prática da boa alimentação começa desde cedo, ao nascimento, com o aleitamento materno até os 6 meses de vida. Logo depois dessa fase, a amamentação poderá ser feita de maneira complementar até os 2 anos. Isso significa que em cada fase da vida (criança, adolescente, adulto ou idoso), o ser humano possui diferentes necessidades nutricionais.

É importante ter um olhar cuidadoso para com a alimentação desde criança, pois desde o início da vida há formação, crescimento e desenvolvimento celular, e as informações genéticas são gerenciadas.

O excesso de peso do indivíduo pode provocar problemas de saúde graves como diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares e obesidade mórbida, entre outras.

Seguem algumas dicas e atitudes que podem fazer a diferença na sua alimentação, refletindo diretamente na sua saúde e bem estar:

  • Consumir menos alimentos processados/industrializados/gordurosos/salgados;
  • Ingerir mais produtos naturais e frescos (frutas, verduras e legumes, cereais integrais e feijões);
  • Realizar atividade física regular, pois além de ser benéfica para a saúde, tem efeitos na resposta do corpo à absorção dos nutrientes;
  • Hidratar o corpo tomando bastante água;
  • Reduzir ou evitar o consumo de bebidas alcoólicas e o uso do cigarro;
  • Fazer exames preventivos e consultar sempre o seu médico;
  • Ter uma boa noite de sono.

Clique aqui para ler o Guia Alimentar da Populacão Brasileira

Fonte: saude.gov.br/31-3-dia-da-saude-e-da-nutricao/