27.07 – Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho

26/07/2019 11:19

“A segurança é sinônimo de qualidade e de bem-estar para os trabalhadores.”

A data é símbolo da luta dos trabalhadores brasileiros por melhorias nas condições de saúde e segurança no trabalho. O dia comemorativo propõe uma reflexão sobre como os ambientes e processos de trabalho podem determinar tanto a saúde quanto os acidentes e o adoecimento dos trabalhadores. Ressalta-se que manter ambientes e processos de trabalho saudáveis são uma responsabilidade compartilhada entre empregadores e trabalhadores.

A conscientização e a formação dos trabalhadores no local de trabalho são a melhor forma de prevenir acidentes. A isso devemos acrescentar a aplicação das medidas de segurança coletivas e individuais inerentes à atividade desenvolvida, como as citadas abaixo:

• Utilize os Equipamentos de Proteção Individual (EPI);
  • Mantenha áreas de circulação desobstruídas;
  • Não obstrua o acesso aos equipamentos de emergências (macas, extintores, etc.)
  • Informe ao superior imediato sobre a ocorrência de incidentes, para que se possa corrigir o problema e evitar futuros acidentes;
  • Não execute atividade para a qual não está habilitado;
  • Não improvise ferramentas. Solicite a compra de ferramentas adequadas à atividade;
  • Não faça brincadeiras durante o trabalho. Sua atenção deve ser voltada apenas para a atividade que está executando;
  • Oriente os novos colaboradores sobre os riscos das atividades;
  • Não retire os Equipamentos de Proteção Coletiva das máquinas e equipamentos. Eles protegem você e demais trabalhadores simultaneamente;
  • Não fume em locais proibidos. Procure os locais destinados para tal;
  • Confira sua máquina ou equipamento de trabalho antes de iniciar suas atividades, através do check-list;
  • Ao sentar, verifique a firmeza e a posição das cadeiras;
  • Não deixe objetos caídos no chão. Manter o local de trabalho limpo e organizado pode evitar escorregões e quedas;
  • Evite apressar o trabalho, pois além de se expor aos riscos, você também acabará desenvolvendo serviços de má qualidade.

O Departamento de Atenção à Saúde da Universidade Federal de Santa Catarina conta com a Divisão de Saúde e Segurança do Trabalho (DSST) que tem como objetivo a promoção da saúde e segurança do trabalho, buscando atingir nível de excelência na atuação junto à comunidade universitária.

Fonte: Blog do Ministério da Saúde Ministério da Saúde Marinha do Brasil