10.10.2019 – Dia Internacional da Saúde Mental

10/10/2019 12:13

No dia 10 de Outubro é comemorado em todo o mundo o Dia Internacional da Saúde Mental. A data, instituída em 1992 pela Federação Mundial de Saúde Mental, busca chamar atenção pública para o assunto, que ainda é um tabu na sociedade.

Dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) indicam um aumento no número de brasileiros com depressão e ansiedade. Os transtornos ansiosos incluem fobia, transtorno obsessivo-compulsivo, estresse pós-traumático e ataque de pânico. É fundamental que não se menospreze doenças psiquiátricas, pois isso afeta a procura pelo tratamento.

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) disponibiliza os seguintes serviços psicológicos para os servidores, alunos e para a comunidade:

Serviço de Atenção Psicológica – SAPSI

Junta Médica Oficial – DAS/PRODEGESP