05/05 – Dia Mundial de Higienização das Mãos

04/05/2021 11:14

HIGIENIZAR AS MÃOS SALVA VIDAS!

O dia mundial de higiene das mãos, comemorado todos os anos em 5 de maio, mobiliza pessoas em todo o mundo com o propósito de aumentar a adesão à higiene das mãos, protegendo assim, tanto os pacientes quanto os profissionais de saúde, bem como a população em geral, contra as infecções.

A higiene das mãos (com preparação alcoólica 70% ou sabonete líquido e água) é uma das ações mais eficazes para redução da transmissão de microrganismos causadores de doenças infecciosas, incluindo a COVID-19. Dessa forma, tanto os profissionais de saúde quanto a comunidade, por meio de uma medida simples como esta, podem desempenhar um importante papel na prevenção destas infecções.

A correta higienização das mãos é um hábito que promove a saúde. Assim, higienizar as mãos reduz significativamente a transmissão de microrganismos e diminui a incidência de infecções preveníveis, ampliando a segurança dos pacientes, dos profissionais de saúde e da população como um todo.

Embora o hábito de higienização das mãos (com preparação alcoólica 70% ou sabonete líquido e água) não seja novo, inseri-lo na rotina diária é um desafio. Sabemos que a transmissão do Coronavírus (SARS-CoV-2) se dá pelas gotículas de saliva, nem sempre percebidas visualmente, mas que podem ficar depositadas nas mãos, objetos e superfícies. Dessa maneira, a higienização das mãos é um forte aliado para conter a transmissão do vírus causador da COVID-19, assim como de outros vírus e bactérias.

A COVID-19 é a doença mais recente que tem como uma das principais ‘armas para a prevenção’ a higienização das mãos. Mas outras patologias, como a Influenza e a Sepse também podem ser prevenidas por meio da adesão a esta prática simples e rápida de ser executada por toda as pessoas.

Devemos nos atentar que através das mãos contaminadas muito microrganismos são levados para dentro do nosso corpo, principalmente quando tocamos a mucosa da boca, nariz ou olhos.

Quanto à técnica, as mãos devem ser friccionadas com a preparação alcoólica 70%, por no mínimo 20 segundos. Ressalta-se que as mãos não podem estar visivelmente sujas, uma vez que a preparação alcoólica não remove sujidades. Já a higienização das mãos com sabonete líquido e água deve respeitar o tempo mínimo de 40 segundos, esfregando bem as palmas das mãos, entre os dedos e pulsos.

Fonte: saude.pr.gov.br

Maiores informações: agenciabrasil.ebc.com.br