Perguntas e Respostas Frequentes – FAQ

PERGUNTAS E RESPOSTAS FREQUENTES

DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO À SAÚDE DO SERVIDOR

Atualizado: 06/06/22

Onde encontro as informações sobre o retorno das atividades presenciais na UFSC, como Portarias, Guias de Biossegurança, orientações para as Fases, etc?

R.: A página institucional https://coronavirus.ufsc.br/ traz todas as atualizações com informações da Administração Central relativas a pandemia da COVID-19. 

Estou com suspeita ou fui diagnosticado com COVID, como comunicar a UFSC?

R.: Estando com suspeita ou tendo sido diagnosticado com COVID ou, sendo supervisor/chefia de servidor que está na mesma situação, clique aqui para obter as informações de como proceder.  

Onde encontro as informações sobre a confirmação dos ciclos vacinais contra COVID-19 ou a informação para servidores impossibilitados de tomar a vacina da COVID-19?

R.: A PRODEGESP fez um FAQ com perguntas e respostas a respeito desses e outros assuntos para o retorno das atividades na Fase 2, clique aqui para obter as informações de como proceder.  

Como faço para entrar em contato com o setor responsável pelo Plano de Saúde dos servidores da Universidade?

R.: Para entrar em contato com a Coordenadoria de Saúde Suplementar – DAS, para obter esclarecimentos sobre o Plano de Saúde, acesse a página do setor clicando aqui . 

Onde encontro informações sobre os serviços que são realizados pela PRODEGESP?

R.: Todos os serviços disponibilizados pelos setores da PRODEGESP você encontra clicando aqui

Onde obtenho informações sobre atestados médicos, afastamentos por motivos de saúde e outras orientações relativas aos serviços da Junta Médica da UFSC?

R.: Os serviços atendidos pela Junta Médica da UFSC estão dispostos no site: https://prodegesp.ufsc.br/das-jmo/

Onde fica a Junta Médica da Universidade?

R.: A JMO está localizada no térreo da Associação Amigos do HU, prédio que fica ao lado do estacionamento do Banco do Brasil (UFSC-Trindade). Veja o mapa e outras informações clicando aqui.

Trabalho em um laboratório com diversos produtos químicos. Tenho direito a receber adicional de insalubridade ou outro adicional ocupacional?

R.: As informações referentes aos adicionais ocupacionais, bem como as legislações pertinentes, você encontra clicando aqui

Identifiquei uma situação de risco no meu ambiente de trabalho ou um risco ambiental. O que devo fazer?

R.: Você poderá comunicar o risco conforme orientações no site da Divisão de Saúde e Segurança do Trabalho para que um profissional do setor faça a avaliação técnica do ambiente.

Minha colega teve um acidente de trabalho com uma agulha de seringa. O que devemos fazer?

R.: 1º passo: Realizar os primeiros socorros com o atendimento na emergência do Hospital Universitário; 2º passo: Realizar o comunicado de acidente de serviço  conforme orientações no site da Divisão de Saúde e Segurança do Trabalho ; 3º passo: Comunicar a CCHI/HU para os registros relativos a vigilância sanitária.

Recebi um e-mail de convocação para fazer os Exames Médicos Periódicos, como devo proceder?

R.: As informações detalhadas sobre os procedimentos podem ser verificadas no site http://exameperiodico.ufsc.br/passo-a-passo-para-fazer-o-periodico/  .

Como faço para solicitar atendimento da Divisão de Serviço Social para uma demanda coletiva ou demanda individual?

R: Acessando a página da Divisão de Serviço Social você encontra a descrição dos atendimentos e ações que são realizadas pela equipe. Envie e-mail para a Divisão de Serviço Social ( diss.prodegesp@contato.ufsc ) ou ligue para (48)3721-4270. Não é necessário o servidor ter um encaminhamento para o atendimento, sendo recomendado entrar em contato para realizar o agendamento prévio.