Casos COVID UFSC – Orientações
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UFSC: O DAS/PRODEGESP, preocupado com os casos de Covid-19 e de Covid longa, gostaria de reafirmar as orientações para casos suspeitos ou confirmados de COVID-19, observada também a RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 171/2022/CUn, de 11 de outubro de 2022.
ORIENTAÇÕES:
RECOMENDAÇÕES À UFSC |
MEDIDA A SER ADOTADA |
1. Utilizar máscaras nos ambientes fechados da UFSC* | Utilização de máscaras dentro das salas de aula/trabalho* |
2. Praticar o distanciamento social e evitar aglomerações | Distanciamento das carteiras dentro das salas de aula |
3. Higienizar as mãos, as superfícies de trabalho e atender a etiqueta respiratória. | A disponibilidade de porta-álcool abastecido e em funcionamento |
4. Manter os ambientes arejados | Utilização de janelas abertas nas salas de aula |
5. Atentar-se aos sintomas de COVID-19 e comunicar à chefia imediata e/ou professor em caso de indícios/sinais | Averiguar a colocação de cartazes com instrução sobre os sintomas e as medidas de proteção no combate à COVID-19 nas portas de entrada, mural e/ou corredores. |
6. Isolar-se em caso de suspeita da doença e procurar atendimento médico | Conforme orientações abaixo |
Fonte: Audin e PROGRAD
*O uso de máscara serve para pessoas que apresentem sintomas gripais ou que tiveram contato com caso suspeito ou confirmado de COVID nos últimos sete dias e para quem possui fator de risco de agravamento da doença, tal como idade superior a 60 anos, obesidade ou imunossupressão, entre outros. Também deve-se utilizar a máscara pessoas que desenvolvem atividades em ambientes fechados, nos quais não seja possível manter distanciamento físico de um metro ou não exista ventilação natural – por meio de ao menos duas aberturas – ou fluxo de ar por ventilação forçada.
EM CASOS DE SUSPEITA OU CONFIRMAÇÃO DE DOENÇA PARA FINS DE AFASTAMENTO NO TRABALHO: As orientações abaixo deverão ser seguidas por Servidores HU/UFSC e UFSC, funcionários terceirizados e estudantes.
Suspeita de COVID-19 ou contato com o colega ou familiar diagnosticado com COVID-19
Passo a passo | Servidores HU/UFSC e UFSC | Terceirizados | Estudantes |
PASSO 1:
Procurar atendimento médico (na rede do seu Município) para o devido esclarecimento dodiagnóstico – entrar em contato com a Central de Atendimento aos casos de Coronavírus da respectiva cidade de residência. (contato com pessoa infectada ou início de sintomas) |
SIM | SIM | SIM |
PASSO 2: Depois do atendimento médico Enviar seu atestado para a Junta Médica da UFSC (servidores UFSC e HU), através do aplicativo SouGov, em até 5 dias corridos do início do afastamento.Aplicativo SouGov: Menu “Minha Saúde” > “Atestados” > “Incluir” > completar com informações solicitadas. Veja aqui o passo a passo. |
SIM | Verificar procedimentos com a empresa. | Verificar procedimentos com seu Centro ou Departamento de Ensino. |
PASSO 3:
Importante: Comunicar à sua chefia imediata na UFSC, ou respectivo fiscal na empresa, ou secretaria de Ensino para ser afastado imediatamente do trabalho/aula. A medida sanitária de isolamento domiciliar visa a prevenção da dispersão do coronavírus. |
SIM | SIM | SIM |
Veja aqui os contatos da rede de atendimento por município.
ORIENTAÇÃO MÉDICA
Considerando seu estado vacinal para COVID-19 (esquema vacinal completo com doses de reforço) é esperado que você tenha quadro leve da doença. Porém, fique atento aos sinais de alerta como febre alta persistente, falta de ar, dor ou pressão no peito, prostração intensa ou tosse intensa e persistente. Se algum desses sinais e sintomas ocorrerem ou algum outro sintoma que o preocupe, procure imediatamente uma unidade de saúde.
Em caso de suspeita, contato ou de observação do início de sintomas suspeitos:
Utilizar máscara de proteção facial durante o expediente de trabalho e durante as aulas
Medidas de higiene e distanciamento
Realizar testagem na rede de saúde.
ATENÇÃO:
Servidores HU/UFSC e UFSC
Como enviar o atestado?
Após atendimento médico na rede municipal ou particular, o servidor deve enviar seu atestado para a Junta Médica, através do aplicativo SouGov, em um prazo de até 5 dias corridos, contatos do início do afastamento. Veja aqui o passo a passo.
Dúvidas:
Veja aqui os contatos da rede de atendimento por município.
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