Vacina da Gripe

09/06/2017 15:25

A Influenza, ou Gripe, é uma infecção respiratória aguda, causada pelos vírus influenza A e B. O vírus A está associado a epidemias e pandemias. É um vírus de comportamento sazonal e tem aumento no número de casos entre as estações climáticas mais frias, podendo haver anos com menor ou maior circulação do vírus. Habitualmente em cada ano circula mais de um tipo de influenza concomitantemente (exemplo: influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e influenza B).

A Influenza inicia-se em geral com febre alta, seguida de dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça, coriza e tosse seca. A febre é o sintoma mais importante, e, dura em torno de três dias. Os sintomas respiratórios como a tosse e outros, tornam-se mais evidentes com a progressão da doença e mantêm-se em geral de três a cinco dias após o desaparecimento da febre. Alguns casos apresentam complicações graves, como pneumonia, necessitando de internação hospitalar. Devido aos sintomas em comum, pode ser confundida com outras viroses respiratórias causadoras de resfriado.

No Brasil, neste ano, até o momento está predominando a circulação do vírus influenza A (H3N2), como foi observado na sazonalidade de influenza do Hemisfério Norte em 2016-2017, dados disponíveis no site da Organização Mundial da Saúde (OMS). Lembrando que, apesar da sazonalidade do vírus ser maior no inverno, no Brasil pode haver circulação em outras épocas do ano, já que o país apresenta diferenças geográficas e climáticas em suas regiões.

A vacina é produzida segundo as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), com base nos vírus que estão circulando em cada hemisfério em um dado momento. No ano de 2017, a vacina trivalente é composta pelas seguintes cepas:

A/Michigan/45/2015 (H1N1)pdm09

A/Hong Kong/4801/2014 (H3N2)

B/ Brisbane/60/2008

Já a vacina tetravalente deve conter, além dessas três cepas, o vírus Influenza B, subtipo Phuket/3073/2013.

No Brasil serão disponibilizadas vacinas trivalentes produzidas pelo Instituto Butantan e Sanofi Pasteur.

Nos grupos prioritários para a vacina, estão indivíduos com 60 anos ou mais de idade; crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores de saúde; povos indígenas e pessoas com doenças crônicas como diabetes, asma, bronquite, por exemplo, e outras condições clínicas especiais, como pessoas transplantadas. E, a partir desse ano, os professores de rede pública e privada foram incluídos no grupo alvo da vacinação e passaram a ter direito a receber a imunização gratuitamente no SUS.

O vírus influenza sofre mutação frequente, o que requer um monitoramento global e reformulação anual da vacina contra influenza. Devido a essa mudança dos vírus influenza, é necessário se vacinar anualmente contra influenza. Todo ano, o Ministério da Saúde realiza a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza, onde grupos prioritários podem receber gratuitamente a vacinação nos postos de saúde. O Ministério da Saúde lançou a 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que está sendo realizada no período de 17 de abril a 26 de maio de 2017.

A vacina é segura e é considerada uma das medidas mais eficazes para evitar casos graves e óbitos por gripe. A vacina da gripe pode ter algum tipo de reação adversa, mas a vacina é considerada segura. A reação mais comum é a dor no local de aplicação. A Vacina não provoca a Gripe, já que é uma vacina inativada e fracionada, o que significa que os vírus estão mortos e replicados, não podendo se reproduzir dentro do organismo das pessoas vacinadas; no entanto, podem produzir uma resposta imunológica protetora. Cerca de 15 dias após a vacinação já começam a surgir os anticorpos que darão a proteção contra a gripe, sendo que esta proteção máxima será atingida após aproximadamente 45 dias.

Para evitar a gripe ou a sua transmissão também se devem fazer uso de medidas preventivas como: higienizar as mãos com água e sabão ou com álcool gel, principalmente depois de tossir ou espirrar; depois de usar o banheiro, antes de comer, antes e depois de tocar os olhos, a boca e o nariz; evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies potencialmente contaminadas (corrimãos, bancos, maçanetas etc.).  Manter hábitos saudáveis, como alimentação balanceada, ingestão de líquidos e atividade física. Pessoas com síndrome gripal devem evitar contato direto com outras pessoas, abstendo-se de suas atividades de trabalho, estudo, sociais ou aglomerações e ambientes coletivos.

O Ministério da Saúde, desde 5 de junho, passou a disponibilizar a toda população a vacina contra Influenza na rede pública de saúde. Dessa forma, procure o posto de saúde próximo a sua residência e se proteja!

 

Fontes:

http://www.who.int/influenza/surveillance_monitoring/updates/latest_update_GIP_surveillance/en/

www.portalsaude.gov.br

www.vacinacontragripe.com.br