Outubro Rosa UFSC: caminhada conscientiza sobre prevenção do câncer de mama

19/10/2017 11:39

A cor rosa percorreu, por 40 minutos, os corredores e arredores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) na manhã desta quarta-feira, 18 de outubro. Cerca de 80 pessoas, entre servidores e comunidade, realizaram a caminhada ‘Todos na UFSC rumo à prevenção do câncer de mama’. O evento iniciou às 9h, no hall da Reitoria, com a apresentação do Coral do Núcleo de Estudos da Terceira Idade (Neti) e a presença da Associação da Mulher Catarinense Portadora de Câncer (AMUCC).

Nalzira Rosa dos Santos, durante a caminhada. Foto: Jair Quint/Agecom/UFSC

Entusiasmada e sorridente antes da caminhada, Nalzira Rosa dos Santos, de 77 anos, falou sobre a sua experiência de diagnóstico e tratamento do câncer de mama. Segundo ela, o que nunca lhe faltou foi humor para passar pelo tratamento. “No dia 8 de dezembro de 1999 os médicos falaram o meu diagnóstico: um pequeno caroço na mama esquerda. Eles demoraram uma hora para me contar”, recorda ela.

Um mês depois Nalzira faria a cirurgia e iniciaria a recuperação. “Fiz quimioterapia e radioterapia, fiquei muito bem. Em 2015 o câncer voltou, mas eu não me abati, continuei alegre e firme. Só digo uma coisa para as mulheres: se cuidem e façam tudo o que os médicos pedem para fazer”.

O objetivo da caminhada, conforme o Departamento de Atenção à Saúde (DAS/UFSC), foi promover um momento de reflexão e informação à comunidade interna e externa. “Ações como essa são fundamentais para chamarmos a atenção de todos sobre os cuidados com a saúde. Na correria do dia-a-dia podemos esquecer de ir ao médico, por isso a caminhada percorreu áreas internas e externas da universidade para alertar todos sobre a necessidade de fazer o exame de mama”, explica a servidora do DAS, Bernadete Quadro.

Carla Cristina Búrigo, pró-reitora de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas, ratificou a necessidade de informar as pessoas sobre a prevenção à saúde. “Este movimento é necessário para conscientizar a comunidade sobre os cuidados com a vida e a saúde”.

Além da caminhada, outras ações são realizadas na UFSC durante o Outubro Rosa: iluminação temática no prédio da Reitoria, distribuição de adesivos de prevenção, faixas, balões rosa e de cartilhas explicativas da AMUCC durante a caminhada.

Representando a reitora em exercício, Alacoque Lorenzini Erdmann, o pró-reitor de Assuntos Estudantis, Pedro Manique Barreto, leu um breve histórico sobre o surgimento da campanha de prevenção ao câncer de mana no mundo. “Sou sensível ao tema, pois meu filho é oncologista, e reforço a necessidade do diagnóstico precoce por meio da mamografia”.

Um minuto de silêncio foi feito no hall da Reitoria, antes da caminhada, em homenagem ao reitor Luiz Carlos Cacellier de Olivo, falecido em 2 de outubro.

AMUCC entrega cartilha explicativa

A Associação entregou aos participantes da caminhada e à comunidade interna e externa à UFSC uma cartilha que traz a campanha “Câncer sem medo e sem preconceito”. A proposta é conectar as pessoas na prevenção nos cânceres de mama e próstata. Confira algumas informações de hábitos saudáveis contra o câncer previstos na cartilha.

• Elimine o cigarro;
  • Evite o consumo de bebidas alcóolicas;
  • Matenha uma dieta equilibrada;
  • Diminua o sal, o açúcar e as gorduras;
  • Pratique exercícios físicos regularmente;
  • Controle seu peso;
  • Faça exames periodicamente.

Nicole Trevisol/Jornalista da Agecom/UFSC

Jair Quint/Fotógrafo da Agecom/UFSC