Dia Mundial sem Tabaco 2017

31/05/2017 14:54

O dia 31 de maio é o marco anual da campanha antitabagista. No Dia Mundial sem Tabaco 2017, o Instituto Nacional de Câncer – INCA adotou como tema da campanha “Tabaco: uma ameaça ao desenvolvimento”. A proposta consiste em um apelo aos países-membros para que implementem medidas consistentes de controle do tabaco, incluindo a proibição de todo tipo de marketing e publicidade relacionados ao assunto, a adoção de embalagens simples para os produtos e o aumento de impostos especiais voltados para o setor.

Dados da OMS mostram que o consumo do tabaco mata mais de 7 milhões de pessoas todos os anos e custa aos lares e aos governos mais de US $ 1,4 trilhão, em razão de despesas com saúde e da perda de produtividade. Muitos estudos evidenciam que o consumo de derivados do tabaco causa quase 50 doenças diferentes, principalmente as cardiovasculares (infarto, angina), o câncer e as doenças respiratórias obstrutivas crônicas (enfisema e bronquite).

Além disso, esses estudos mostram que o tabagismo é responsável por:
200 mil mortes por ano no Brasil (23 pessoas por hora);
25% das mortes causadas por doença coronariana;
45% das mortes causadas por doença coronariana na faixa abaixo dos 60 anos;
45% das mortes por infarto agudo do miocárdio na faixa abaixo de 65 anos;
85% das mortes causadas por bronquite e enfisema;
90% dos casos de câncer no pulmão (entre os 10% restantes, 1/3 é de fumantes passivos);
30% das mortes decorrentes de outros tipos de câncer tabaco-relacionados (boca, laringe, faringe, esôfago, pâncreas, rim, bexiga e colo do útero);
25% das doenças vasculares (derrame cerebral, trombose).

O Departamento de Atenção à Saúde da UFSC apoia as campanhas antitabagistas e aproveita o Dia 31 de Maio para evidenciar os danos causados pelo tabaco. Para mais informações sobre a Campanha 2017 e sobre os riscos e orientações para parar de fumar, acesse: http://www.inca.gov.br/dia-mundial-sem-tabaco/index.html.

A Unimed oferece para seus clientes atendimento com acompanhamento individual ou em grupo por médico e equipe de saúde multiprofissional através do Programa de Controle do Tabagismo. Para mais informações acesse: http://www.unimed.coop.br/pct/index.jsp?cd_canal=53821&cd_secao=66994.

Fontes: 

http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2017-05/dia-mundial-sem-tabaco-alerta-este-ano-para-danos-causados-pela-producao-do

http://www.capesesp.com.br/295

http://www.inca.gov.br/dia-mundial-sem-tabaco/