DEZEMBRO VERMELHO: Mês de Conscientização e Combate do HIV/AIDS

03/12/2020 11:57

No dia 1° de dezembro é comemorado o Dia Mundial de Luta contra a Aids e, por isso, o mês foi escolhido para despertar a necessidade da prevenção, promover o entendimento sobre a doença e incentivar a análise sobre a aids pela sociedade e governos de todo o mundo.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), apenas em 2017, 940 mil pessoas morreram de causas relacionadas ao HIV e 1,8 milhão foram infectadas pelo vírus. Isso equivale a 5 mil novos casos todos os dias.

Atualmente, 36,9 milhões de pessoas vivem com a doença no mundo. Destas, 1,8 milhão são crianças com menos de 15 anos de idade. Dois terços do total de pessoas infectadas pelo HIV vivem em países da África.

A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Sida/Aids) é causada pelo vírus da imunodefiência humana (HIV). Ele é mais comumente transmitido durante a relação sexual sem uso de preservativo e pela troca de fluidos corporais. O contágio também pode acontecer durante a gravidez, no parto, em transfusões sanguíneas, transplantes de órgãos, pela amamentação e por compartilhamento de agulhas contaminadas.

Fonte: www.msf.org.br

O médico Luiz Fernando Sommacal, do setor de Tocoginecologia do Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC), explicou que a campanha é importante principalmente porque muitos indivíduos infectados não apresentam sintomas. O médico em conjunto com a Unidade de Comunicação Social/HU-UFSCEbserh postaram a matéria abaixo, a qual esclarece vários aspectos sobre conscientização, prevenção, diagnóstico e o papel do HU-UFSC na cadeia de assistência do mês da Campanha Nacional de Prevenção ao HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST). Leia!

Conscientização e prevenção são as principais mensagens do Dezembro Vermelho