Dezembro Laranja – Prevenção ao Câncer de Pele

19/12/2019 09:31

Cor que remete ao sol e ao tom dos corpos bronzeados, laranja também é o símbolo da luta contra o câncer da pele. E o mês de Dezembro é o escolhido para promover a Prevenção a essa doença.

No Brasil, é o tipo e câncer que mais incide na população, sendo responsável por 33% dos diagnósticos desta doença. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA) são registrados aproximadamente 180 mil novos casos todo ano.

Sintomas: O câncer da pele pode se assemelhar a pintas, eczemas ou outras lesões benignas. Somente um médico pode identificar se é esta doença, no entanto, pessoas podem se atentar a alguns sinais:

• Uma lesão na pele de aparência elevada e brilhante, translúcida, avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida, com crosta central e que sangra facilmente;
  • Uma pinta preta ou castanha que muda sua cor, textura, torna-se irregular nas bordas e cresce de tamanho;
  • Uma mancha ou ferida que não cicatriza, que continua a crescer apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento.

A seguir, a metodologia indicada por dermatologistas para reconhecer as manifestações dos três tipos de câncer da pele: carcinoma basocelular, carcinoma espinocelular e melanoma. Para auxiliar na identificação dos sinais perigosos, basta seguir a Regra do ABCDE. Mas, em caso de sinais suspeitos, procure sempre um dermatologista. Nenhum exame caseiro substitui a consulta e avaliação médica.

REGRA DO ABCDE

Assimetria

• Assimétrico: maligno
  • Simétrico: benigno

Borda

• Borda irregular: maligno
  • Borda regular: benigno

Cor

• Dois tons ou mais: maligno
  • Tom único: benigno

Dimensão

• Superior a 6 mm: provavelmente maligno
  • Inferior a 6 mm: provavelmente benigno

Evolução

• Cresce e muda de cor: provavelmente maligno
  • Não cresce nem muda de cor: provavelmente benigno

Prevenção: Evitar a exposição excessiva ao sol e proteger a pele dos efeitos da radiação UV são as melhores estratégias.

Mais informações estão disponíveis no site da Sociedade Brasileira de Dermatologia.