Campanha de Vacinação Contra a Gripe 2019: Quem Pode Tomar

17/04/2019 12:08

Já está disponível para os grupos de risco em todo o Brasil a vacina da gripe. Abaixo, saiba quem tem direito a ela e a duração da campanha nacional:

Começou no dia 10 de abril de 2019 (quarta-feira), a campanha nacional de vacinação contra a gripe. A princípio, os postos de saúde distribuirão doses da vacina trivalente até o dia 31 de maio para os grupos prioritários.

Na 1ª fase, que vai até o dia 18 de abril, serão priorizadas crianças com idade entre 1 e 6 anos incompletosgrávidas em qualquer período gestacional e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto). A escolha, conforme o Ministério da Saúde, foi feita por causa da maior vulnerabilidade do grupo.

A partir de 22 de abril, todo o público-alvo da campanha vai ter direito à vacina. Além do pessoal já mencionado, estão incluídos:

• Trabalhadores da saúde
  • Povos indígenas
  • Idosos
  • Professores de escolas públicas e privadas
  • Pessoas com doenças crônicas ou imunidade baixa
  • Jovens sob medidas socioeducativas
  • Funcionários do sistema prisional
  • Pessoas privadas de liberdade

A escolha dos grupos segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). A meta é vacinar pelo menos 90% dos grupos elegíveis. Agora, todos se beneficiam da vacinação. Mesmo fora das turmas prioritárias, é possível conseguir sua dose na rede privada – os valores vão de 100 a 200 reais.

Fonte:

Começa a campanha de vacinação contra a gripe 2019: quem pode tomar

Você pode encontrar mais informações no site: