31/03 – Dia da Saúde e da Nutrição

29/03/2021 12:07

No dia 31 de março é comemorado o Dia da Saúde e Nutrição, conforme definido pelo calendário oficial do Ministério da Saúde. A data chama atenção para a prática da boa alimentação e sugere uma reflexão sobre como são feitas as escolhas dos alimentos para as refeições diárias.

Diante da pandemia do Covid-19, cabe uma reflexão sobre o que estamos colocando no prato: “O que coloco no meu prato, está me nutrindo? O que coloco no meu prato, beneficia a minha saúde?”

Algumas dicas práticas sobre alimentação são: deve ser variada, colorida, equilibrada, intervalos regulares e composta por todos os grupos alimentares.

O Guia Alimentar da População Brasileira traz as dicas do que fazer no dia-a-dia, mas antes de conhecer os 10 passos é fundamental que você saiba que o guia divide os alimentos em 3 categorias. Aqui estão listados do que devemos consumir mais para os que devemos consumir menos.

1) In natura ou minimamente processados

2) Processados

3) Ultraprocessados

Veja abaixo:

Fonte: Brasil. Guia alimentar para a população brasileira. Ministério da Saúde, 2014.

1) Fazer de alimentos in natura ou minimamente processados a base da alimentação

Em grande variedade e predominantemente de origem vegetal, alimentos in natura ou minimamente processados são a base ideal para uma alimentação nutricionalmente balanceada, saborosa, culturalmente apropriada e promotora de um sistema alimentar socialmente e ambientalmente sustentável. Variedade significa alimentos de todos os tipos – grãos, raízes, tubérculos, farinhas, legumes, verduras, frutas, castanhas, leite, ovos e carnes – e variedade dentro de cada tipo – feijão, arroz, milho, batata, mandioca, tomate, abóbora, laranja, banana, frango, peixes etc.

2) Utilizar óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades ao temperar e cozinhar alimentos e criar preparações culinárias.

3) Limitar o consumo de alimentos processados

4) Evitar o consumo de alimentos ultraprocessados

5) Comer com regularidade e atenção, em ambientes apropriados e, sempre que possível, com companhia

6) Fazer compras em locais que ofertem variedades de alimentos in natura ou minimamente processados

7) Desenvolver, exercitar e partilhar habilidades culinárias

8) Planejar o uso do tempo para dar à alimentação o espaço que ela merece. Planeje as compras de alimentos, organize a despensa doméstica e defina com antecedência o cardápio da semana. Divida com os membros de sua família a responsabilidade por todas as atividades domésticas relacionadas ao preparo de refeições. Faça da preparação de refeições e do ato de comer momentos privilegiados de convivência e prazer. Reavalie como você tem usado o seu tempo e identifique quais atividades poderiam ceder espaço para a alimentação.

9) Dar preferência, quando fora de casa, a locais que servem refeições feitas na hora

10) Ser crítico quanto a informações, orientações e mensagens sobre alimentação veiculadas em propagandas comerciais e redes sociais

Enfim, a alimentação balanceada tem papel fundamental para a saúde dos indivíduos e para a manutenção de um sistema imunológico saudável. Todas essas recomendações sobre nutrição, saúde e o processo de higienização dos alimentos devem caminhar juntos e de forma individualizada não somente neste momento de pandemia, mas também em todas as faixas etárias e condições de saúde, a fim de promover melhor qualidade de vida.

Maiores informações:

Guia_alimentar_populacao_brasileira_2ed.pdf

Fonte:

https://www.diabetes.org.br