29/08 – Dia Nacional de Combate ao Fumo

27/08/2021 15:18

O Dia Nacional de Combate ao Fumo, celebrado no dia 29 de agosto, tem como propósito reforçar as ações nacionais de conscientização sobre os danos sociais, de saúde, econômicos e ambientais causados pelo tabagismo. O tabaco é uma doença crônica, matando mais da metade de seus usuários, e é considerado o maior fator de risco evitável de adoecimento e morte no mundo.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) o tabagismo é classificado como dependência da droga nicotina, presente em qualquer derivado do tabaco, seja cigarro, cigarrilha, charuto, cachimbo, cigarro de palha, fumo de rolo ou narguilé.

Em meio ao cenário de enfrentamento a Covid-19, o tabaco se mostrou fator de risco para o aumento de contaminação e para o possível agravamento de sintomas da doença em fumantes. Dessa maneira, parar de fumar se torna uma medida de proteção à saúde de toda a população e esse cenário de pandemia pode ser um ótimo momento para decidir parar de fumar de uma vez.

Ao deixar de fumar, os benefícios à saúde são imediatos, pois após 12 a 24 horas sem fumar os pulmões já funcionarão melhor. Por isso, além de evitar aglomerações, lavar as mãos com água e sabonete ou usar álcool em gel para higienizá-las, não compartilhar objetos pessoais e manter ambientes bem ventilados para prevenir o contágio pelo Coronavírus, é muito importante também parar de fumar. Deixar o cigarro pode reduzir o risco de desenvolver a forma mais severa da Covid-19.

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento gratuito para ajudar o cidadão a parar de fumar. É só buscar a unidade de saúde mais próxima.

Além do SUS, o Núcleo de Estudos e Tratamento do Tabagismo (NET-Tab) do Hospital Universitário da UFSC é um projeto de extensão que existe desde 2014 e realiza, regularmente, busca ativa com posterior abordagem e tratamento medicamentoso do paciente tabagista hospitalizado com a distribuição de cartilhas educativas, esclarecimentos relacionados aos malefícios do tabaco e benefícios da interrupção.​

Fonte:

https://www.inca.gov.br/campanhas

https://www.inca.gov.br/perguntas-frequentes